Equipado para ensinar agroecologia
Updated: Mar 1
Música clássica em Oxford fornece ferramentas para agricultores que estão mudando para a agricultura regenerativa
A agroecology é diferente, imitando a natureza ao plantar muitas espécies juntas, em vez de apenas uma espécie em uma monocultura. Cada planta acrescenta algo ao solo, o que ajuda a recuperação do solo. Por exemplo, um terreno pode começar com rúcula, espinafre, alho, moringa e banana.
A rúcula se espalha rapidamente e domina o espaço para que outras plantas não possam colonizá-lo. Em 40 dias você terá sua primeira safra e estará no negócio. Não é tão difícil assim!
O espinafre cresce sobre a rúcula e a protege do sol.
O alho cresce direto e afasta os insetos para que você não precise de pesticidas. A agroecologia usa o biocontrole natural para cuidar da natureza sem danificá-la, plantando espécies que repelem insetos e outras que atraem insetos predadores, como joaninhas.
A moringa ajuda a filtrar a água no solo por meio de seu extenso sistema de raízes.
As bananas disponibilizam potássio para o solo, ao mesmo tempo que produzem biomassa e retêm muita água. Depois que o cacho é colhido, a planta pode ser cortada e colocada em fileiras para selar a umidade do solo e se decompor em um novo solo saudável.
Primeiro eles riem de você
Então eles comem seu espinafre
Em dois meses, Daniel e Carol produziram sua primeira caixa de vegetais contendo rúcula e alface. Um mês depois, continha cenouras, repolho, quiabo, pimentão e abóboras também. Eles entregam aos membros da CSA (Comunidade que Sustenta os Agricultores) que eles formaram, chamada Confraria da Horta.
Depois eles se tornam agrofloresteiros
Zé voltou atrás e passou a acompanhar Daniel em seu lote, ajudando no trabalho e aprendendo agroecologia para aplicar em sua própria fazenda. Ele foi acompanhado por Toninho, Cleber e outros vizinhos, ajudando nossos amigos a expandir para terras mais degradadas. Eles receberam sementes não transgênicas e composto orgânico, além de novos conhecimentos de nossos parceiros.
A Confraria da Horta faz parte de uma associação crescente de 42 pequenos agricultores. Poucos deles sabiam sobre agroecologia, e ninguém fazia isso até recentemente, mas a notícia se espalhou e logo Daniel e Carol foram chamados para ensinar. Eles têm dívidas e três filhos pequenos e não têm dinheiro para comprar nenhuma ferramenta, então, em outubro de 2018, eles avançam com duas enxadas e um carrinho de mão velho e surrado.
O filho deles, Mariano, parece satisfeito por ter sido treinado.
Se você quer ajudar a agitar uma onda de agricultura regenerativa no Brasil e apoiar professores como Daniel e Carol, por favor, junte-se à nossa lista de correspondência e considere fazer uma doação. Ou dê um show!